Valorização de mão de obra para retenção de talentos

Valorização de mão de obra para a retenção de talentos

Ninguém mais pode dizer que se trata de um diferencial competitivo a retenção de talentos dentro de uma empresa. Hoje, investir nos seus funcionários tornou-se algo fundamental para a sobrevivência dos negócios. Afinal, somente com um grupo engajado de empregados pode-se alcançar o sucesso e crescimento empresarial.

Portanto, faz-se necessário promover atitudes que visem o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. A seguir, veja alguns itens que o setor de Recursos Humanos da sua empresa pode implementar para valorizar os seus empregados e, consequentemente, aumentar a retenção de talentos.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

1. Pesquisas de clima organizacional

É fundamental entender como a sua equipe pensa, como ela se sente trabalhando em sua empresa e quais são os seus objetivos. Para ter acesso a essas informações, há pesquisas de clima organizacional que identificam quais fatores motivam ou desmotivam seus colaboradores.

Entendendo o seu time, você terá a oportunidade de conhecer as motivações dos seus funcionários e encontrará maneiras de mantê-los na empresa. E quanto aos resultados de pesquisas de clima organizacional? Redução da taxa de rotatividade e de custos com demissões e novas contratações, aumento da credibilidade da empresa junto ao seu quadro de colaboradores, maior motivação e satisfação do grupo.

2. Feedback frequente

Adote o hábito de fornecer feedback regularmente. Essa ferramenta facilita o relacionamento, cria confiança e torna o ambiente de trabalho mais saudável por meio do alinhamento de expectativas da empresa e da sua equipe.

Esse também poderá ser um bom momento para identificar, com antecedência, situações que possam estar afetando o engajamento dos funcionários e fazendo-os avaliarem a mudança de emprego, possibilitando a reversão do quadro.

3. Planos de carreira

Estabeleça um plano de carreira para que os seus colaboradores consigam constatar quais são as oportunidades dentro da empresa para eles. Dessa forma, seus funcionários conseguirão descobrir o que é necessário para alcançar o crescimento profissional e, acima de tudo, que é possível alcançar esse sucesso trabalhando na sua empresa.

4. Ambiente de trabalho motivador

Forneça um local de trabalho que seja estimulante e possibilite o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos seus funcionários. As pessoas, sejam elas quem forem e independentemente do setor que atuam, identificam-se com um cenário saudável e acabam produzindo melhor, mostrando-se, inclusive, mais felizes e criativas no trabalho.

Administre conflitos e elimine comportamentos prejudiciais ao bom andamento das atividades. Defina metas junto com os seus funcionários e utilize ferramentas de comunicação interna para tornar o ambiente mais acolhedor e com transparência de informações.

5. Políticas de remuneração e benefícios

Uma boa maneira de aumentar a retenção de talentos na sua empresa é oferecendo benefícios aos seus funcionários. Estabeleça, portanto, parcerias com livrarias, academias e faculdades para estimular os seus colaboradores a desenvolverem seus lados mental e físico.

Se tiver outras dúvidas sobre retenção de talentos e valorização de mão de obra, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone ou leia outros tópicos do nosso site.