Saiba quais erros a sua empresa não pode cometer no setor de contabilidade

A importância de uma boa gestão financeira

Não é novidade que todo empreendedor busca crescimento, espaço no mercado e autoridade de marca. Fidelizar clientes e ter uma ótima receita mensal é um bom começo para ter um negócio produtivo.

Porém, alguns empreendedores tendem a deixar de lado a gestão financeira de sua empresa e não acompanham como o dinheiro está sendo investido, assim como sua entrada e saída. Dessa forma, um gerenciamento financeiro de qualidade é a chave para manter a organização estável, lucrativa e ainda capaz de competir com a concorrência.

Qual o papel do contador na empresa

Independente do porte ou segmento da sua empresa, uma figura que precisa constar na sua folha de pagamento é a do contador. Este profissional é de muita importância para a manutenção de um negócio.

É o contador que garante que sua empresa esteja com o pagamento dos impostos em dia, que faz o planejamento tributário, elabora documentos contábeis e controla toda a movimentação financeira da empresa.

A alta produtividade e aquisição de novos clientes são obrigatórios para que uma organização se mantenha no mercado, porém ele precisa também de um profissional que cuide de sua saúde financeira. De nada adianta uma boa receita mensal, se o dinheiro está sendo mal empregado e não há controle sobre as operações financeiras.

A presença de um bom contador acarreta diversas vantagens para a gestão contábil de um empreendimento. É a partir dele que, as tarefas contábeis são realizadas no tempo definido, evitando ao máximo erros.

Confira outras vantagens de contratar um contador:

  • Maior foco no negócio;
  • Facilidades para obter crédito;
  • Documentação mais organizada;
  • Economia de impostos;
  • Melhor avaliação de riscos e perdas;
  • Garante que a empresa siga as leis fiscais;
  • Agrega mais valor à empresa.

Como é possível perceber, a contratação de um profissional competente faz a diferença para o andamento dos seus negócios. Negligenciar o seu papel pode gerar danos financeiros desnecessários.

Os erros que o setor de contabilidade não deve cometer

Quando o setor de contabilidade não é qualificado, ou o empreendedor tenta lidar sozinho com as finanças, erros podem ocorrer como, por exemplo, classificação incorreta de uma transação e lançamento de código errado de um imposto.

Alguns erros podem parecer pequenos e, talvez, até sejam, mas se repetidos com frequência resultarão em multas e problemas de ordem judicial ou fiscal.

Fique atento aos 6 erros que o setor de contabilidade não deve cometer:

  1. Não emitir notas fiscais
  2. Misturar finanças pessoais e empresariais
  3. Realizar tarefas manualmente
  4. Ter uma equipe financeira despreparada
  5. Não registrar pequenas transações
  6. Não atribuir orçamentos claros para cada projeto

Como melhorar a contabilidade na minha empresa

A contabilidade, como você pode notar, ultrapassou o aspecto operacional e se tornou parte de uma gestão estratégica. Sendo assim, é importante saber como melhorar o setor contábil de sua empresa. Isso pode evitar que você cometa alguns dos erros citados.

Confira 6 dicas de como fortalecer o seu setor financeiro:

  • Elabore um planejamento estratégico;
  • Faça o controle de fluxo de caixa;
  • Automatize seus processos;
  • Analise seus resultados;
  • Identifique gastos desnecessários;
  • Qualifique sua equipe de trabalho.