Saiba o que são e qual a importância dos relatórios contábeis para o seu negócio

Os relatórios contábeis são materiais emitidos regularmente nos quais contêm todas as informações contábeis da empresa. Podem ser mensais, trimestrais ou anuais, a depender da necessidade da empresa. Dentro do registro desses dados estão informações como despesas, receita e impostos pagos.

Além de, obviamente, serem de registro obrigatório e por isso, feitos de forma regular, também é importante manter essas informações da parte financeira para estudar estratégias de crescimento. Os relatórios servem para cumprir exigências da lei, manter registrados os balanços da empresa e servirem como base para ações que visem o crescimento.

O arquivo dessas informações pode ser em forma física ou digital. Normalmente, pastas separadas corretamente por período. Além disso, há sistemas nos quais é possível guardar os dados digitalmente, garantindo sua proteção.

Quais os tipos de relatórios contábeis

É possível dividir os relatórios em dois tipos: os obrigatórios e os não obrigatórios. Os primeiros são denominados como demonstrações financeiras, já os segundos, são quaisquer outros tipos de relatórios elaborados que não se encaixem na lista daqueles obrigatórios.

Relatórios obrigatórios e não-obrigatórios

Dentre os relatórios que são necessários por lei, estão o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (para as sociedades anônimas).

Os não-obrigatórios são, normalmente, Demonstrativos de Fluxo de Caixa e Demonstrativo do Valor Adicionado. São igualmente importantes por conta da gestão da empresa, que são tomadas com base nessas informações coletadas em relatórios.

A importância desses documentos

Há um termo muito difundido nesse ramo, chamado de saúde financeira, isso diz respeito ao estado da empresa financeiramente. Esse tipo de “diagnóstico” é feito com base nos registros financeiros da empresa, ou seja, os relatórios contábeis. Além disso, esses dados servem de parâmetro para tomada de decisões importantes dos gestores.

Sem o controle vindo dessa relação de dados, o gestor corre o risco de tomar decisões sem base nenhuma ou então perder o controle de impostos pagos, entre outros, algo inadmissível para o empresário.

Quem deve elaborar esses documentos?

Para que tudo seja feito da forma correta e, além disso, tenha qualidade e possibilite crescimento para a empresa, é preciso contar com profissionais para elaboração. Os balanços das empresas como costumam falar, é feito por contadores, profissionais devidamente capacitados para tornar a documentação financeira da empresa em dia.

Os profissionais contábeis são os parceiros certos para desenvolvimento dos relatórios necessários. Não importa o tamanho da empresa, os dados mal coletados podem causar prejuízos e também desacordo com a lei.

Os relatórios contábeis vão muito além de uma exigência para as empresas. São informações vitais para tomada de decisões importantes, tais como os investimentos, como também avaliação da situação financeira da instituição. Quando são lançadas estratégias de crescimento, são os dados que dirão se funcionam ou não de forma efetiva.

Por isso, para que tudo fique dentro das exigências legais e sua empresa possa ter direção para expandir, conte com profissionais de confiança, que colaborem para bons resultados de sua empresa e toda a sua equipe.