Qual a importância do controle interno na sua empresa?

Qual a importância do controle interno na sua empresa?

Toda empresa precisa de uma administração de qualidade e eficiência em todos seus aspectos e setores. Para além da administração de riscos internos, faz também parte do cotidiano de um negócio implementar e manter um controle interno do empreendimento para garantir sempre mais faturamento, a fim de desenvolver e expandir os negócios.

Neste texto, falaremos sobre a importância e sobre como executar um controle interno de qualidade e performance em sua empresa. Você irá descobrir que a tecnologia e a internet estão diretamente ligadas com o desempenho do seu negócio.

Controle interno é fundamental

As ações cotidianas de uma empresa, mesmo que ela seja de micro, pequeno ou médio porte, podem se apresentar bastante complexas e desafiadoras, principalmente se os recursos para realizar a administração dessas rotinas são limitados. É por isso que um controle interno bem feito ajuda o empreendimento a operar, vender e administrar seus ativos com muito mais eficiência, que se traduz em redução de custos operacionais, diminuição do preço final ao consumidor e, consequentemente, mais oportunidades para fechar negócio.

E como é feito este controle interno? Hoje em dia, existe algo que chamamos de Inteligência de Negócio ou Business Intelligence. São desenvolvidos sistemas e softwares com algoritmos e a capacidade de gerar dados estatísticos detalhados e em tempo real sobre todos os setores que funcionam em sua empresa, do RH, ao comercial, incluindo até mesmo gastos menores como segurança, limpeza e outros serviços terceirizados.

Estes sistemas ajudam a realizar o monitoramento e o controle interno da empresa, permitindo que os gestores e demais líderes estratégicos tomem as decisões corretas sobre como usar o dinheiro do negócio e quais rumos o empreendimento deve tomar para que consiga gerar mais renda e riqueza.

Financeiro é prioridade

O que mantém a empresa funcionando? O dinheiro que financia seus salários, dividendos, ativos e toda a sua operação. É por isso que o capital de uma empresa é prioridade, e o controle interno sabe muito bem disso. Pensando nesse aspecto, o sistema de gestão permite planejamento financeiro, gestão financeira, fluxo de caixa, auditorias, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e extratos bancários – tudo para que o dinheiro da sua empresa renda cada vez mais e seja investido de forma sempre consciente e lucrativa.

Controle que não se faz sozinho

Especialmente em pequenas e médias empresas, modelos amadores de gestão podem prejudicar os negócios e fazer com que decisões tomadas na base do “achismo” ou até mesmo baseadas em predileções pessoais dos sócios ou proprietários sejam extremamente maléficas para o faturamento. O software de gestão dificulta essas decisões errôneas e facilita uma visão mais ampla da empresa através de números consolidados e precisos.

Além disso, quando se contrata com sistema de gestão Saas (Software as a Service), o empresário também conta com a solidez e o profissionalismo de um time de consultores especializados que farão os negócios decolarem de forma mais rápida e sustentável.

Para maiores e melhores informações, conheça mais sobre as melhores soluções para o seu negócio em Ms Consulting Brasil

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!