Quais documentos mais exigidos para obter empréstimos?

Compras, emergências, imprevistos e até mesmo desemprego. São diversas as causas que podem nos levar a ficar com a grana curta e ter que pedir dinheiro emprestado.

O empréstimo é uma das melhores soluções, pois além de contar com diversos tipos (pessoal, consignado, com penhor, etc.), ele é rápido e prático. E em meio a tantas modalidades de empréstimos disponíveis, é natural que haja dúvidas acerca do assunto.

É bastante comum pessoas estarem dispostas a solicitar o crédito, mas no momento de efetuar o negócio, descobrir que não está com todos os documentos necessários. A documentação é um fator fundamental para a concretização do empréstimo e sem ele, não é possível obter o dinheiro.

É importante destacar que a documentação solicitada pelas instituições financeiras tem certa variação, dependendo do tipo de empréstimo desejado, mas de modo geral, há uma lista básica com aqueles mais importantes e que sempre são solicitados.

Para te ajudar, nós listamos a seguir os documentos mais exigidos para empréstimos. Confira!

O que é necessário ter em mãos ao solicitar um empréstimo?

1. Empréstimo pessoal: O Empréstimo Pessoal é o tipo de crédito que requer menos documentos da parte do cliente. Dentre a documentação obrigatória estão a Carteira de Identidade (RG) e o CPF. Também é bastante comum solicitarem a apresentação de um comprovante de residência no nome do contratado, além do comprovante de renda.

Esta modalidade de empréstimo está disponível para qualquer perfil, desde que o indivíduo não apresente restrições ao crédito.

2. Empréstimo Consignado: Para solicitar o empréstimo Consignado, é necessário ter em mãos o RG, CPF, um comprovante de endereço e o extrato salarial ou benefício do INSS.

Podem solicitar o Empréstimo Consignado: Aposentados e pensionistas do INSS, funcionários com a Carteira de Trabalho assinada, funcionários públicos e militares das Forças Armadas.

3. Empréstimo com Cheque Especial: Já no Empréstimo com Cheque, além de requerer os documentos de identificação e comprovantes de residência e renda, também será preciso apresentar os cheques e o cartão da instituição financeira onde o indivíduo possui conta corrente.

4. Empréstimo Imobiliário: Se o objetivo for de comprar uma casa própria, no Empréstimo Imobiliário, o proponente deverá apresentar mais documentos. Isso porque esta modalidade de crédito é mais burocrática do que as demais, cujo procedimento se assemelha aos financiamentos de veículos.

Para este tipo de empréstimo, são exigidos os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento (ou de casamento e separação), Carteira de Trabalho (ou qualquer outro comprovante de vínculo empregatício), Imposto de Renda, Comprovante de Residência, holerite dos últimos três meses ou extrato bancário do mesmo período e dados sobre as contas bancárias.

5. Empréstimo com Penhor: Assim como o Empréstimo Pessoal, o Empréstimo com Penhor também exige poucos documentos para apresentação. São eles: Leve RG, CPF e comprovante de residência.

É válido ressaltar que cada banco possui sua lista específica de documentação necessária no ato da contratação do serviço. Por isso, o que é solicitado em uma instituição financeira, pode não ser na outra. Existe a possibilidade de variação. Também é importante pontuar que, independente do tipo e empréstimo desejado, o indivíduo deve estar com seu CPF em situação regular – ou seja, com o nome limpo.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Astecas pelo nosso site ou através do telefone, que nós apresentaremos a solução para o seu problema.