Por que amamos custo + planejamento financeiro (e você também deveria)

Por que amamos custo + planejamento financeiro (e você também deveria)

Muitos pensam que o planejamento de um negócio começa com a estimativa das vendas e as receitas provenientes delas, porém, é um engano pensar desta forma. O planejamento financeiro de um empreendimento começa com os custos, pois estes fazem parte dos pilares da produção de bens ou serviços. Nós da Astecas amamos falar de custos e planejamento financeiro, tanto que, criamos uma plataforma fantástica de controle e planejamento financeiro ideal para todo tipo de empresa, inclusive a sua.

Você sabe o que é custo?

Ao contrário do que muitos imaginam, nem todo gasto é um custo. Então, veja algumas definições para que possa entender melhor o assunto.

Gasto – é todo desembolso financeiro que a empresa realiza. Ou seja, engloba os custos e despesas.

Custo – é todo gasto realizado diretamente no processo produtivo do bem ou serviço. Exemplo: salário dos funcionários que trabalham na produção, matéria-prima e insumos.

Despesa – são gastos realizados nas atividades de apoio ao negócio. Exemplo: salário dos funcionários do administrativo, comissões de vendas, material de escritório e limpeza.

Percebeu que todo custo é um gasto, mas, nem todo gasto é um custo? Agora que você entendeu o que são custos, ficará mais fácil realizar o planejamento produtivo e financeiro da sua empresa. Altos custos nem sempre significarão altos padrões produtivos e qualidade; pelo contrário, pode significar uma subutilização dos insumos e uma gestão ineficaz. Neste ponto, o planejamento financeiro exerce grande influência, pois irá analisar toda a cadeia operacional da empresa. Por isso não podemos falar de custos sem que se tenha um planejamento financeiro.

Desenvolver e estruturar um negócio envolve muitos custos e despesas, que variam de acordo com o segmento e porte do negócio. Manter um empreendimento não é tarefa fácil, principalmente nos períodos de dificuldades econômicas e sazonalidades. Por isto, manter os custos sob controle é uma tarefa árdua, porém, determinante ao sucesso do negócio.

Registro dos custos ao longo do tempo

Toda empresa deve documentar suas operações, principalmente, o registro dos custos, que tem por característica se alterarem ao longo do tempo. Comparando períodos anteriores será possível traçar uma curva de tendência dos custos futuros e, desta forma, planejar as necessidades de capital de giro e investimentos. Nós da Astecas (www.astec.as) sabemos o quanto é difícil realizar esses registros, por isso, desenvolvemos uma plataforma completa (sistema de gerenciamento e consultores de negócios) que fará todo este trabalho, poupando tempo das empresas e proporcionando espaço para que foquem no que realmente é importante: as decisões do negócio.

O planejamento financeiro como fator determinante

Planejar deve ser a palavra de ordem de todo negócio, porém, algumas empresas ainda tem a cultura da improvisação e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Isso nos faz lembrar da seguinte frase: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Tenha prazer em planejar o caminho e o futuro da sua empresa, trace metas e objetivos, estruture processos, invista em aperfeiçoamento e, acima de tudo, faça um bom planejamento financeiro. Por que dissemos planejamento financeiro acima de tudo?

Pelo simples fato de que o capital financeiro é a base para todo o resto. Fazer boa gestão do dinheiro é ter respeito pelo que a empresa é e pelo que será. O planejamento financeiro será o seu “plano de voo”, que irá orientar os esforços, traçar as etapas que deverão ser concluídas e o caminho a seguir para que o empreendimento chegue no objetivo previsto. Uma empresa com um bom planejamento, onde é constantemente atualizado e aprimorado, possibilita um vasto horizonte de crescimento para o negócio. Porém, a falta ou a falha do planejamento financeiro poderá levar a empresa a cair na estatística onde 25% das empresas decretam falência nos 2 primeiros anos de operação. Não deixe que sua empresa faça parte desta estatística e invista no estudo dos custos e no planejamento financeiro.

Leia outros artigos do nosso blog e esteja sempre informado. Curta nossa página no Facebook (www.facebook.com/msconsulting.brasil/) e siga-nos no Instagram (www.instagram.com/msconsultingbrasil). Acesse o nosso site e solicite uma apresentação de nossos serviços: http://www.msconsulting-brasil.com/