Os profissionais talentosos querem trabalhar na sua empresa?

O profissional é o principal recurso de qualquer empresa. Por isso, atrair e reter novos profissionais é fundamental, afinal, são eles que fazem o trabalho. Isso se reflete nos resultados do fluxo de caixa no médio e longo prazo, além de promover um crescimento mais rápido para o negócio. Por isso, é preciso empregar ações para atrair e reter talento.

Contratando o funcionário certo

O primeiro ponto para atração é também o mais óbvio, a remuneração. Talento requer dinheiro; por isso, é preciso ter uma remuneração adequada ao mercado, com um pacote de benefícios que seja atraente e útil para o colaborador. Os melhores funcionários demandam a melhor remuneração. Não tem como escapar disso.

Mas isso é apenas uma parte, que apesar de importante e fundamental, costuma até mesmo não ser a prioridade entre os funcionários.

Cada vez mais, os profissionais estão dando prioridade para a qualidade de vida. Isso significa, na prática, abrir mão de um pouco de dinheiro e escolher em um local que tenha um impacto positivo na sua vida. Portanto, apostar em criar as condições ideais de trabalho pode ser vital para gerar uma boa reputação para a sua empresa.

gerar uma boa reputação é essencial. Cada vez mais, os profissionais procuram referências do local onde pretendem trabalhar, seja através de colegas ou conhecidos, ou pelos meios digitais, como as redes sociais e sites como o Love Mondays.

Portanto, ao contratar um potencial funcionário, procure alinhar o profissional com a cultura da empresa. Priorize funcionários que têm algo em comum com o negócio, para que eles se sintam mais confiantes e felizes por estarem lá. A maioria dos funcionários, por exemplo, valoriza o crescimento dentro da empresa.

Retendo talento

Após contratar, vem outra parte extremamente importante. A retenção dos profissionais. A briga no mercado por colaboradores talentosos é muito acirrada e existe a possibilidade bem real de outras empresas buscarem tirá-los da sua.

Existem diversas ações que podem ser usadas para ajudar a promover o profissional dentro da empresa. Porém, todas elas giram em torno de alguns pontos centrais.

O primeiro é o reconhecimento. Novamente, o financeiro é o primeiro que vem à cabeça, mas o poder do reforço positivo é enorme. Mostre para o funcionário o quanto as suas ações são valiosas para a empresa e que ele realmente faz uma diferença positiva para a qualidade do todo.

Outro princípio fundamental é o da cooperação. Toda empresa está exposta a problemas de relacionamento interpessoais. Isso é inevitável em um ambiente com tantas pessoas interagindo diariamente, mas cabe a gestão, tomar medidas e dar o exemplo, para ter um clima positivo.

Por fim, o terceiro ponto importante é o movimento. O profissional precisa saber que está caminhando para algum rumo, que pode ser a evolução da carreira, ou uma mudança para um novo desafio.

Isso é comum em funcionários seniores, que já estão na empresa há algum tempo. Já cresceram bastante e conquistaram tudo que podiam lá dentro. Eles podem sentir a vontade de trocar de emprego para procurar um novo desafio. A gestão pode incentivá-lo com um novo projeto ou alguma mudança que irá trazer uma novidade para sua carreira.

Todos esses pontos culminam no principal meio das empresas para reter talento: a motivação. Um profissional cujo trabalho é reconhecido, que está em um ambiente positivo e que está seguindo um rumo claro, está muito mais motivado a trabalhar, e continuar, na sua empresa.