Missão, Visão e Valores Organizacionais

Independentemente da empresa e do ramo de atuação dela, existem 3 pilares básicos: missão, visão e valores. Pode-se dizer que toda a estratégia da organização é definida com base nesses elementos. Afinal, eles fornecem a própria identidade de um dado negócio. Basicamente, cada colaborador deve saber os motivos pelos quais aquela organização existe e aonde ela pretende chegar.

Se você ficou curioso, continue a leitura para conhecer alguns detalhes importantes sobre cada um desses pilares!

O que é a missão organizacional?

Para uma organização, a missão diz respeito ao conjunto de motivos que foram responsáveis por tirá-la do papel. A função exercida pela empresa — seja a prestação de um serviço ou a fabricação de um produto — estão presentes na missão organizacional.

Além das tarefas efetuadas pela empresa, a missão organizacional também determina para quem aquele produto ou serviço se destina. De certo modo, esses aspectos são bem simples. Apesar disso, esses pontos fundamentam as ações cotidianas que envolvem um determinado negócio. Se os funcionários conhecem a missão da empresa, isso significa que eles sabem quais são objetivos finais das atividades que executam.

O que é a visão organizacional?

A visão organizacional complementa o item anterior. O cumprimento das ações diárias proporciona à empresa a capacidade de projetar alçar voos mais longos, previstos pela visão. Toda empresa deve (ou deveria) se preocupar com o futuro de médio e longo prazo.

De fato, existem vários modos de se percorrer as mesmas distâncias. Mas isso é um aspecto que será definido pelo desenvolvimento de um bom planejamento estratégico. Quanto à visão, ela é importante por propor um objetivo bem abrangente. Já as metas necessárias para se chegar até são algo a ser trabalhado pelos gestores da organização.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

O que são os valores organizacionais?

Por fim, nós temos os valores, conceitos que devem ser igualmente arraigados a qualquer negócio. Eles se referem à filosofia escolhida para direcionar os comportamentos de todas as pessoas que ajudam a construir a organização diariamente.

Na hora de definir qual será o conjunto de valores a ser seguido, a empresa precisa levar em conta não só as regras internas voltadas aos funcionários. Ainda mais na época atual, é imprescindível transmitir esses conceitos valiosos ao público externo. No último caso, os possíveis consumidores gostam de saber quais são os impactos positivos daquela empresa na sociedade. Isso, inclusive, é uma forma de conquistar a confiança deles, transformando-os em clientes.

Com relação à parte interna da empresa, os valores se aplicam a diversas condutas dos funcionários. Então, os valores estão vinculados a uma série de atitudes, como:

• pró-atividade — acontece quando o funcionário se prontifica a realizar algumas tarefas, em vez de esperar pelo recebimento de ordens;

• respeito — mútuo entre os colaboradores;

• interesse em ouvir o cliente — o ideal é que não haja pressa, e sim vontade de solucionar quaisquer problemas levantados pelos clientes;

• interesse em ajudar os colegas — pessoas com dúvidas é algo bem comum, principalmente se elas forem novatas naquela função. Nesses casos, é interessante que os funcionários se mostrem abertos a auxiliar os colegas no processo de adaptação à empresa.

Esses são apenas alguns dos valores mais frequentemente encontrados nas empresas bem-sucedidas nos seus segmentos. É natural que os valores sofram algumas alterações, uma vez que eles são pautados em uma visão de mundo compartilhada pelos sócios e proprietários do negócio.

Como você viu, missão, visão e valores são elementos que não podem faltar em nenhuma organização séria e que vise um desenvolvimento sustentável. Assim, todo empreendedor precisa pensar nisso antes de abrir a empresa dos seus sonhos.

Agora você já sabe por que a missão, a visão e os valores são os pilares de um negócio. Aproveite para conhecer outras informações igualmente relevantes sobre outros serviços em nosso site! Boa leitura!

Referências

Missão, Visão e Valores: ferramenta gratuita para definir a identidade do seu negócio

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/missao-visao-e-valores/28883/

O que são missão, visão e valores de uma empresa?