Gestão do clima organizacional

De uma maneira bem resumida, o clima organizacional aponta qual é a impressão dos colabores sobre o ambiente onde trabalham. Assim como o planejamento financeiro, esse conceito de clima se aplica a qualquer empresa, independentemente do porte dela (pequena, média ou grande).

Como você deve imaginar, a qualidade dessa relação entre o local de trabalho e os colaboradores é determinante para o sucesso de qualquer organização. Mas como gerenciar o clima organizacional da sua empresa? Continue a leitura para descobrir qual o melhor caminho a seguir, além de conhecer os benefícios propiciados por uma boa gestão!

Como saber se o clima organizacional vai bem na sua empresa?

Existem alguns fatores que ajudam a medir o grau de qualidade de um ambiente de trabalho. Cada um deles age como um verdadeiro sinal de alerta. Um bom parâmetro para essa avaliação é o nível de rotatividade de funcionários. Caso as pessoas sejam propensas a permanecer pouco tempo na empresa, esse é um sintoma mais do que evidente de que algo está muito errado.

Outro ponto que merece atenção é o índice de confiança depositado na empresa por seus clientes. Um bom gestor sabe que é muito mais vantajoso fortalecer os laços com os clientes já existentes do que buscar outros. Uma ação não anula a outra, mas a fidelização desse público é uma das prioridades das melhores empresas. Para que esses laços sejam realmente consolidados, confiança é algo fundamental.

Um terceiro fator usado no diagnóstico do Clima da empresa é o índice de produtividade dos funcionários. A produção está diretamente ligada à qualidade do ambiente de trabalho. Portanto, se os colaboradores produzem pouco e entregam resultados pífios, é bem possível que o clima da organização esteja ruim.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

Quais são as vantagens obtidas por meio da gestão de Clima?

Quando a gestão de clima em uma empresa é efetiva, a missão e a visão organizacionais se fortalecem, transformando-se em um guia das ações dos colaboradores. Simultaneamente, as equipes praticam os valores da empresa de um modo fluido e direcionado à melhoria dos resultados apresentados. Desse modo, a cultura organizacional sofre uma profunda transformação, na qual todos os envolvidos só têm a ganhar.

Se o clima do local de trabalho é agradável, os colaboradores se sentem muito mais à vontade e motivados. Sem motivação, inclusive, nenhuma equipe consegue agregar o valor que se espera ao negócio, o que compromete o desenvolvimento e o crescimento de qualquer empreendimento financeiro. Paralelamente a tudo isso, há uma sensível diminuição ou eliminação do número de conflitos entre os funcionários. Em vez de disputas mesquinhas, o ambiente é tomado por uma maior integração entre as equipes.

Como usar ferramentas de TI para gerenciar o clima organizacional?

Com o fim de otimizar ao máximo esse processo de aprimoramento gerencial, é recomendável a utilização de programas que ofereçam relatórios em tempo real. Os dados coletados se referem a muitos fatores, como aqueles apresentados durante o diagnóstico da qualidade do clima organizacional, como o índice de produtividade.

Como você pode ver, além da gestão financeira, o gerenciamento do clima organizacional é vital para que o seu negócio consiga crescer de uma maneira sustentável! Assim, não deixe de dedicar um olhar criterioso ao mensurar a qualidade do ambiente de trabalho na sua empresa.

Quer saber mais sobre o mundo empresarial de sucesso? Acesse nosso site e aprenda os segredos adotados pelos melhores gestores de empresas! Se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos telefones. Nós estamos prontos para oferecer a solução mais alinhada ao seu tipo de negócio!

Referências

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de clima organizacional

Gestão de clima organizacional: a influência da transformação digital