Gerar emprego é um negócio da china

Muitas empresas sabem como lucrar, conhecem o perfil do público consumidor e quais os potenciais de mercado. Mas quando o assunto é seleção de candidatos, as coisas não saem tão bem assim. Nessa hora, a ajuda especializada de empresas de recrutamento colaboram para a identificação do candidato ideal, além de auxiliarem na geração de emprego.

A área se mostrou de fundamental importância para o crescimento da economia nos últimos anos, principalmente por causa dos novos perfis profissionais que começaram a chegar ao mercado de trabalho por volta dos anos 2000. É a chamada geração Y, também denominada como Millennials.

Como os candidatos encontram emprego hoje em dia?

Se antes as empresas recebiam das próprias mãos dos candidatos os currículos, hoje em dia é mais difícil isso acontecer. Os candidatos descobrem as vagas de emprego disponíveis fazendo networking e consultando empresas de recrutamento e seleção. Aliás, dá para fazer networking e conseguir emprego com o auxílio especializado.

O sucesso da rede social LinkedIn mostra bem essa realidade. Além de possibilitar que os candidatos compartilhem seus interesses profissionais e produzam conteúdo, a rede mostra vagas disponíveis conforme o perfil do candidato.

É a união do útil ao agradável. Para o candidato, por exemplo, ali é o espaço em que ele pode demonstrar seus interesses. Já para as empresas, a rede social permite identificar novos talentos, fortalecer a própria marca na Internet e divulgar produtos e serviços.

Se uma rede social possibilita tudo isso, imagina o que uma empresa de recrutamento e seleção não pode fazer? Apostar na área pode ser muito lucrativo. Como diz o ditado popular, é um negócio da China.

Descubra os benefícios trazidos pelas empresas de recrutamento

  • Diminui o tempo de contratação: uma empresa de seleção de candidatos costuma ter um portfólio extenso de perfis profissionais. Quando uma área abre uma vaga, por exemplo, as empresas já possuem candidatos ideais e que se encaixam nas características exigidas.
  • Aprimora o perfil dos candidatos: as empresas especializadas mantêm em seu portfólio os perfis com habilidades e que possuem valor de mercado. Assim, a seleção será feita com base nos melhores candidatos. A chance de o recrutador encontrar grandes talentos é maior. Ele pode utilizar filtros que estão de acordo com os interesses da organização contratante.
  • Melhora a gestão de contratação: muitas empresas sofrem com a alta rotatividade de funcionários (também chamada de turnover), justamente porque não há uma gestão efetiva na seleção e contratação de candidatos. É comum que os próprios donos façam a seleção, principalmente em empresas pequenas. Isso impossibilita, muitas vezes, a aplicação de métodos eficazes de contratação.

Empresas de recrutamento diminuem custos

Outro ponto de destaque para as empresas de seleção de emprego é que muitas organizações têm receio em montar um departamento exclusivo de Recursos Humanos (RH). Isso acontece por que o custo para a manutenção de um setor de RH é alto, sem contar que não é sempre que ele atua.

Dessa forma, a saída é contratar uma empresa de seleção de candidatos. A forma de contrato pode ser temporária ou não. Tudo vai depender do perfil da gestão empresarial da companhia contratante.

As empresas de sucesso sabem que dependem de canais específicos para divulgar as suas vagas de emprego. Nem todas as plataformas são indicadas para o anúncio de determinadas funções. Tudo depende do público que se deseja atrair e do dimensionamento de mercado que a companhia possui.

Gostou deste artigo? Compartilhe!