Entenda o objetivo da missão, visão e valor para o seu negócio

Todo gestor de negócios já deve ter ouvido falar em missão, visão e valor de uma empresa. Estes conceitos são o tripé que dá sustentação para qualquer planejamento estratégico, pois são importantes coeficientes que ajudam na hora de tomar decisões importantes. 

Além disso, missão, visão e valor são aspectos importantes para criar a cultura de sucesso para o seu negócio. Adotar as estratégias corretas é um fator determinante, com o objetivo de levar seu negócio ao patamar desejado. Uma consultoria empresarial de qualidade pode ajudá-lo na aplicação correta dos conceitos. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo! 

Missão

missão pode ser definida como um propósito comum, que alinha o trabalho de todos os colaboradores e gestores da empresa. De forma resumida, é a razão pela qual a sua empresa foi criada. Para muitos estudiosos de administração, a missão é como uma Carteira de Identidade para o empreendimento. 

Determinar a missão de um negócio é uma tarefa complicada, já que ela remete a reflexão de entender o porquê da sua empresa ter sido criada. Ter uma missão bem definida faz com que gestores e colaboradores possam tomar decisões que estejam de fato alinhadas com a identidade da empresa. 

Grandes empresas, como Google e McDonalds, possuem uma missão muito bem definida, que acaba refletindo-se na credibilidade que possuem diante de seus consumidores. Portanto, lembre-se que a missão não deve ser apenas algo ideológico, ela deve ser praticada. 

Visão

visão tem como objetivo definir aonde que a empresa pretende chegar. É importante não confundi-la com a missão, afinal de contas, estamos falando de um conceito que deve mirar os objetivos futuros de seu negócio. 

A visão é de extrema importância para o planejamento estratégico da empresa e sua concepção deve ser feita em conjunto entre gestores e colaboradores, afinal de contas, seus objetivos pessoais devem estar alinhados às previsões de futuro do negócio. 

A partir da definição de uma visão, o seu negócio deverá usá-la como base para toda e qualquer tomada de decisões. Afinal de contas, é importante que todo passo dado pela organização tenha como objetivo alcançar aquilo que foi determinado como visão. 

Valor

valor não está relacionado a questões financeiras, mas sim ao comportamento de todos aqueles que participam da empresa. É importante que todo negócio determine um número específico de valores, algo entre 4 e 6. Esta escolha deve ser feita em conjunto, entre todos aqueles que participam da engrenagem empresarial do empreendimento. 

A partir de então, todos os colaboradores e gestores devem agir a partir destes valores. Além disso, é importante lembrar deles na hora de buscar novos funcionários, promovê-los e na hora de buscar um serviço de consultoria empresarial. Eles devem estar alinhados ao valor de sua empresa. 

Os aspectos são mutáveis

Lembre-se que missão, visão e valor são aspectos mutáveis, que podem mudar conforme a sua empresa evoluí e encontra novos obstáculos e objetivos. Portanto, é importante revisá-los de tempos em tempos, para que seu negócio esteja sempre alinhado às novas necessidades.