EIRELI ou LTDA qual a melhor forma de abrir minha empresa?

Se você é um empreendedor que está buscando abrir o próprio negócio, já deve ter se deparado com essas duas siglas: EIRELI e LTDA. Elas determinam o tipo da sua empresa e definem como ela será reconhecida juridicamente. Confira neste artigo qual é a diferença entre elas e descubra qual é a melhor opção para o seu caso.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

A diferença entre EIRELI e LTDA

Ambos são tipos de empresas, e a diferença mais marcante está na quantidade de sócios envolvidos e o capital social necessário para a sua abertura, ou o valor mínimo para a manutenção do negócio.

EIRELI

A modalidade de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada foi criada em 2011, sendo composta por um único indivíduo. Essa alternativa é viável quando o empreendedor não procura por sócios para operar a empresa, e a atividade econômica não se encaixa nas especificações para Microempreendedor Individual.

Para abrir um negócio sob essa modalidade, é necessário possuir um capital social equivalente a 100 salários mínimos, sendo esse o maior entrave. As maiores vantagens estão na liberdade de escolher a forma de tributação que mais se adéqua ao negócio, e a possibilidade de proteger os bens do proprietário.

Tal proteção é possível pela alternativa de separar o patrimônio da pessoa física e jurídica. Assim, em caso de endividamento, os bens do empreendedor ficam resguardados. Todas as dívidas contraídas serão quitadas apenas com o patrimônio declarado da empresa no momento da abertura, exceto em casos de fraudes fiscais comprovadas.

LTDA

A Sociedade de Responsabilidade Limitada é a modalidade de sociedade mais praticada no Brasil. Uma empresa possui essa sigla quando conta com dois ou mais sócios para o seu funcionamento.

Esse método formaliza a atuação de cada sócio dentro da empresa de acordo com o capital social registrado, por isso, a nomenclatura limitada. Assim como na EIRELI, a LTDA protege os bens pessoais dos indivíduos, e as dívidas são pagas proporcionalmente ao valor investido no momento de abertura, exceto em caso de ordem judicial.

Sob a sociedade de responsabilidade limitada surge ainda o contrato social. É ele que regula as obrigações, direitos e deveres dos sócios. A existência de um conselho fiscal é facultativa, dependendo dos acordos firmados entre os envolvidos. Há ainda duas situações em que um indivíduo pode ser excluído da sociedade: quando não possui o valor prometido para integrar o capital, ou ameaça a existência do negócio.

Tal modalidade se torna mais vantajosa quando é preciso mais de uma pessoa para atingir o investimento inicial necessário para começar a fazer negócios. Aqui, o capital social não possui um mínimo definido pela legislação.

EIRELI ou LTDA. Qual é a melhor escolha?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois tudo depende de quais são as suas metas para a empresa e as condições iniciais para a sua abertura. Se você irá exercer uma atividade que não necessita de sócios e possui um grande valor para investir inicialmente, a EIRELI satisfará as suas necessidades. Caso você não conte com o capital necessário, vale a pena encontrar sócios que estejam alinhados às suas metas, e que possam complementar esse investimento para iniciar uma LTDA.

Gostou deste artigo? Visite a nossa página para encontrar mais conteúdos como este. Estamos dispostos a tirar as suas dúvidas através do nosso serviço de consultoria pelo Astecas, um software especializado em gestão. Entre em contato para saber mais.