Contabilidade financeira e orçamentária.

Contabilidade financeira e orçamentária.

A contabilidade é uma ciência que muita gente considera bastante misteriosa. Ela é, de fato, recheada de pormenores, mas é essencial para que as pessoas e empresas possam tomar suas decisões da melhor forma possível.

De forma resumida, a contabilidade se encarrega de estudar e aplicar métodos de cálculo e registro da movimentação patrimonial de uma entidade. Mas não é só isso que faz a contabilidade ser essencial para a gestão das empresas.

A contabilidade também é fundamental para munir os gestores com informações que possibilitem tomada estratégica de decisões. Aliás, é justamente por falta de conhecimento contábil de gestão financeira e orçamentária que muitas empresas e entidades públicas entram em crise ou acabam fechando.

A seguir poderemos ver o que faz a Contabilidade Financeira e orçamentária ser tão importante para a gestão das entidades.

Contabilidade Financeira

A Contabilidade Financeira vem de encontro às necessidades dos novos modelos de negócio do começo do século 19, trazendo a possibilidade de que agentes que estão fora da organização, mas que tem voz ativa na condução desta, possam ter informações relevantes para conhecer a saúde financeira de uma empresa ou setor.

Desta forma, acionistas, investidores, credores, fornecedores, entre outros, podem fazer uso de relatórios financeiros que permitam avaliações mais detalhadas sobre a estabilidade das finanças de uma empresa.

Por ser destinada a um público externo, a Contabilidade Financeira deve, obrigatoriamente, preencher uma série de requisitos legais para que o desempenho da entidade possa ser corretamente avaliado. Deve basear-se em análises de Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados de Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Fornecendo estas informações, é importante ressaltar que a Contabilidade Financeira não serve apenas ao público externo, pois também pode auxiliar a gestão interna com informações para planejamento e diagnóstico de problemas.

Contabilidade Orçamentária

A partir dos dados obtidos através da Contabilidade Financeira, é possível que o gestor esteja munido de informações cruciais para auxiliar a tomada de decisões. Essas decisões são relativas a importantes etapas do ciclo administrativo: controle, planejamento, organização e execução, além dos processos de qualidade.

No caso da administração pública, a Contabilidade Orçamentária é essa ferramenta, essencial justamente por ser uma interseção entre Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira, permitindo um planejamento orçamentário consistente e integrando recursos advindos de outras contabilidades.

A Contabilidade Orçamentária também pode manter ou revisar os valores dentro de um orçamento, controlando os valores orçados, revisados ou empenhados.

Por fim, é possível emitir relatórios entre os valores orçados e a sua contrapartida prática, ou seja, quanto eles acabaram custando na prática. Este é um instrumento econômico bastante prático e que pode desempenhar um importante papel na gestão orçamentária e suas constantes mutações.

No Brasil, a Contabilidade Orçamentária é uma das importantes ferramentas da gestão pública, e é regulamentado de acordo com a Lei 4.320/64 (e suas modificações). Na Lei são previstos quatro sistemas contábeis que interagem entre si para o acompanhamento orçamentário e composição patrimonial e financeira.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

Para maiores e melhores informações, conheça mais sobre as melhores soluções para o seu negócio em Ms Consulting Brasil