Como precificar meus produtos?

Precificar é dar o preço correto aos produtos. Por muito tempo as empresas definiram valores apenas observando a concorrência e tentando competir com ela.

No entanto, com a profissionalização do mercado de trabalho, os pequenos e médios gestores aprenderam que essa é a receita para o desastre.

Essa tarefa tão essencial para a sobrevivência de qualquer negócio é cercada de dúvidas, dessa maneira, criamos um guia de como precificar os seus produtos de maneira correta. Confira!

Quais são os pilares da precificação

Definir o valor do seu produto realmente não é uma tarefa fácil. É preciso um bom conhecimento de mercado e alta consciência da sua empresa, além de compreender a percepção que o público tem sobre ela. Confira aqui três pilares essenciais.

Quanto custa manter o meu negócio

A primeira etapa para precificar os seus produtos é compreender quanto você precisa lucrar para se manter ativo no mercado. 

Esse valor é calculado pela soma de dois grupos de despesas essenciais. Custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos são aqueles que se repetem mensalmente. Aluguel, limpeza, manutenção e folha de pagamento são exemplos. Eles não se alteram de acordo com o período do ano ou situação da empresa.

Por outro lado, os custos variáveis dependem do giro do seu negócio. Conta de luz, água e compra de mercadorias são os mais relevantes. Vale lembrar que quanto maior o seu movimento, maior esse valor.

Dessa maneira, para definir o segundo grupo é essencial conhecer os objetivos pessoais e do negócio.

  • Quanto quero lucrar?
  • Quanto quero vender?
  • Quantas pessoas visitarão o meu negócio?

Esses são exemplos de questionamentos a serem feitos.

Como precificar os meus produtos de maneira competitiva

Lembra que no começo comentamos sobre calcular o preço de acordo com a concorrência?

Essa estratégia continua válida quando analisada de uma maneira mais global. Você precisa calcular os seus custos, mas ter em mente que quanto mais caro for o seu produto, mais o público será selecionado.

Menos pessoas poderão efetivamente acessá-lo. 

Dessa maneira, se você trabalha com produtos de alto giro, um custo mais baixo terá ótimos resultados, agora se o seu serviço é altamente exclusivo, precisará de um forte trabalho de marketing.

Tenha em mente que o seu produto é diferente do da concorrência, mas o público irá compará-lo. Quanto maior for o custo, mais benefícios devem ser entregues.

Conheça o seu público profundamente

O terceiro pilar é muito importante e trata-se de conhecer o seu público. É ele que irá ditar todas as características dos seus produtos, sendo o preço um deles.

Chamamos de percepção de marca o quanto um cliente se sente identificado com ela. Quanto maior for essa identificação, maiores são as chances de fechar um negócio.

Tome como exemplo uma loja de doces. Se o público-alvo possui uma renda média de R$ 2000 mensais, qual é a chance de comprar um ovo de páscoa de R$ 500? 

Essa análise irá, inclusive, apontar a viabilidade de colocar determinado item à venda.

A matemática por trás dos negócios

Quem não gosta de matemática, precisa respirar fundo. Precificação é um cálculo essencial!

O primeiro passo é somar todos os custos definidos nos passos anteriores. Esse será o seu custo médio.

Depois, multiplique pelo lucro desejado. Por exemplo, se você busca ganhar 50%, irá multiplicar o custo médio por 1,5. Esse resultado definimos como faturamento no período analisado.

Por fim, defina o seu CMV. Some os custos apenas com mercadoria (CM) e dividida pelo faturamento (F). Ao resultado some 1 e multiplique o preço dos seus produtos por esse valor, assim, terá uma boa aproximação dos preços ideais.

CMV = (CM / F)

Preço final = (CMV + 1) * custo do produto

Essa etapa da precificação pode parecer complicada no começo, mas é essencial, e com o tempo o gestor pega a prática e desenvolve seus próprios meios de calcular.

Nessa fase do negócio uma consultoria empresarial é de extremo valor para garantir bons resultados no longo prazo.

Entre em contato para conhecer os nossos serviços e compreender como podemos ajudá-lo.

O sucesso de um negócio depende da capacidade de precificar produtos corretamente. Coloque os pilares aprendidos em prática hoje mesmo para conquistar lucros consistentes.