Como introduzir a cultura da empresa no seu time

A cultura organizacional é um tema que vem sendo muito pautado dentro da área de RH. Afinal de contas, é a cultura da empresa que revela “a forma como as coisas são feitas por aqui”. Há algum tempo atrás, as empresas costumavam simplesmente colocar uma frase bem bonita estampada na sala de recepção onde, através de palavras, era transmitida a cultura daquela empresa.

Hoje, entretanto, isso não funciona mais. A cultura não está no que está escrito e sim as pequenas e constantes ações do dia a dia de todos, desde os membros executivos até os estagiários.

Se você está buscando algumas dicas de como introduzir a cultura organizacional nas ações dos seus funcionários, esse texto é o que você estava procurando!

Comportamento vem antes da mentalidade 

Não precisamos ir muito a fundo para entender que o exemplo é a melhor forma de ensinarmos algo a alguém, não é mesmo? A introdução da cultura organizacional só tem uma direção de implementação: de baixo para cima. Ou seja, isso significa que as ações e discursos dos membros mais importantes da empresa é que serão responsáveis pela mudança de mentalidade.

Por exemplo: não adianta estar descrito em um documento todo bonito que a empresa tem cultura inovadora, se na prática diária, os funcionários são altamente criticados quando erram ou pensam em formatos diferentes de trabalho.

Por isso, antes de querer mudar qualquer mentalidade, os comportamentos é que devem sofrer alteração. A partir do momento que os funcionários vivenciam uma mudança de comportamento em relação à cultura organizacional, então eles estão prontos para mudar a mentalidade.

Demonstre os impactos rapidamente 

Nós estamos em uma época de atenção e memória curta. Se os funcionários veem que a nova cultura não está de fato entregando o que foi prometido, irão se desmotivar e deixar de ser engajados. Por isso, assim que a nova cultura começar a trazer resultados positivos é hora de torná-los públicos.

Um exemplo: uma empresa identificou que a satisfação dos clientes estava muito baixa e precisava atuar de forma urgente neste quesito. Então, reuniu os líderes e criou ações para que eles começassem com uma mudança de comportamento, oferecendo atenção especial a clientes importantes e que traziam os maiores índices de lucro para a empresa.

Assim que a empresa obteve resultados positivos, reuniu os times de atendimento, apresentou o problema inicial, descreveu o que os líderes fizeram para resolver o problema e declarou que a satisfação do cliente estava se tornando um dos KPIS importantes para a cultura daquela empresa.

Os funcionários tiveram a prova de que isso realmente funcionava e traria lucros e melhores resultados. Com tiveram um exemplo claro dos seus líderes, se sentiram motivados a continuarem o trabalho e, em pouco tempo, esse tipo de atendimento virou, claramente “o jeito como eles atendiam o cliente”.

Por que focar na cultura organizacional? 

Uma empresa com uma cultura organizacional enraizada tem funcionários mais engajados, satisfeitos e com comportamentos adequados ao formato de empresa que se trabalha. É dever da equipe de RH definir a cultura da empresa, baseada em pensamentos e opiniões dos membros executivos e, criar ações junto aos líderes, funcionários e stakeholders sobre como fazer as coisas da forma que elas devem ser feitas. Ações de endomarketing e discursos condizentes a cultura da empresa são poderosas ferramentas para implementar a cultura dentro de um time.

Solicite ajuda profissional 

Nossa equipe oferece consultoria empresarial de forma personalizada. Se você está com dificuldades de criar um plano de ação para implementar a cultura organizacional dentro da sua equipe, entre em contato conosco e vamos juntos encontrar a solução para a sua empresa.