5 dicas para manter em dia suas obrigações trabalhistas

Como manter em dia suas obrigações trabalhistas

Não é nada fácil ter controle sobre cada passo de suas obrigações trabalhistas. Otimizar processos e minimizar erros é essencial para ter uma as  forte e relevante no mercado. As obrigações trabalhistas precisam estar ajustadas e dentro da lei, para evitar processos judiciais e garantir todos os direitos para o seu funcionário. Conheça cinco dicas para manter sua empresa em saudável funcionamento e manter as obrigações em dia.

Conheça as leis trabalhistas

Todo empregador precisa ter ciência completa das leis que regem o trabalho, principalmente aquelas que regem a modalidade de trabalho que oferta. Ela falará dos direitos e benefícios aos quais os empregados terão acesso, a fim de que se tenham condições de trabalho e salário justos. O empregador, além de conhecê-las, precisa respeitá-las.

Os direcionamentos sobre adicionais por trabalho noturno, insalubre ou perigoso são essenciais, pois sobre eles são grande parte dos processos trabalhistas. Ainda o décimo terceiro salário, as férias e o descanso semanal remunerado devem ser conhecidos e aplicados ao rigor da lei, pois são direitos básicos de trabalho.

Baixe este conteúdo em PDF

Informe seu email, clique em Baixar PDF e faça o download imediatamente deste artigo!

Tenha responsabilidade com a documentação

Todo o processo de contratação e manutenção de empregados é regido por diversas exigências legais, uma vez conhecidas pelo empregador. Todas as contratações e formalizações são realizadas através de documentos. Estes devem ser preenchidos e assinados com total responsabilidade, além de armazenados com segurança. A relevância de adotar estas práticas está em que em caso de uma ação trabalhista, são eles que comprovarão cada conduta.

Promova auditorias internas periódicas

As auditorias não devem ser aconselhadas somente para empresas de grande porte, mas todas podem ter um acompanhamento especializado e preventivo. Esta auditoria vai acompanhar e analisar os contratos de trabalho existentes, em todas as suas categorias, desde estagiários a celetistas e prestadores de serviços.

Os profissionais da consultoria averíguam o sistema de controle de ponto, folha de pagamento, o arquivamento de documentos e avaliam se a legislação trabalhista está sendo cumprida. A auditoria tem o conhecimento de reclamações trabalhistas anteriores, de forma a se resguardar e prevenir que novas ocorram.

Realize o controle de ponto corretamente

Outro grande problema nas relações trabalhistas está na comprovação de horas trabalhadas. Quando o controle de ponto não é feito de maneira organizada e real fica complicado ter a precisão dos benefícios e prejuízos. Então, para não haver riscos de falhas, omissões e esquecimentos que prejudicam empregados e empregadores.

Muitos dos processos trabalhistas são baseados em discordâncias na cobrança de horas extras, verbas rescisórias e discordâncias quanto a férias + 1/3, décimos terceiros salários, avisos prévios e FGTS + multa de 40%. Procure investir em controle de pontos digitais.

Conte com um software para o monitoramento das rotinas

A tecnologia é uma importante aliada para manter as obrigações trabalhistas em dia. Os softwares de monitoramento de rotina fazem com que todo o processo seja registrado e que nenhum erro passe. Por meio dele é possível manter os cadastros atualizados, o histórico da empresa sempre a mão, impedir que haja erros de cálculos e ter alertas sobre datas de pagamento importantes.

Aproveite e veja, também, nossos serviços de consultoria e saiba tudo sobre controle da gestão financeira.

Para maiores e melhores informações, conheça mais sobre as melhores soluções para o seu negócio em Ms Consulting Brasil